O leopardo e o viajante

Printer-friendly versionPrinter-friendly versionSend by emailSend by email

O caminho de Ojo, um viajante, levou-o através de uma floresta. Quando chegou perto de uma aldeia, que ficava à beira do caminho, encontrou um leopardo preso numa jaula de aço. A jaula era uma armadilha que tinha sido montada pelos habitantes de uma aldeia vizinha e tinha sido construída de tal jeito que, mal um animal nela entrasse, ficaria impossibilitado de sair, a não ser que fosse aberta pelo lado de fora.
“Abre a porta desta terrível jaula, meu bom homem”. Implorou desesperadamente o leopardo, mas Ojo recusou-se. O leopardo continuou a implorar, mas mesmo assim Ojo não abriu a jaula.
“Que mal te fiz?”, disse o leopardo com tristeza. “Quem sabe se um dia não te posso ser útil? É verdade que todos me consideram um animal perigoso, mas eu sei que isso não é verdade. É sabido como os humanos são malvados, como se odeiam e dizem mal uns dos outros. Bastaria que vivesses comigo apenas durante três dias para nunca mais quereres deixar a minha casa, pois verias como na realidade sou agradável. Seguramente, se fores embora e me deixares nesta jaula, outra pessoa passará por aqui dentro de pouco tempo e me libertará. Então será melhor rezares para que os nossos caminhos não se voltem a cruzar, como não deixará de acontecer.
Depois de ouvir isto, Ojo disse ao leopardo:
“O que disseste é verdade, até entendo as partes que omitiste. No entanto, de nada adianta eu ter medo. Se eu te libertar e depois me atacares e despedaçares não terei sido muito sensato, não é?”.
“Juro que não te farei mal. Mas despacha-te porque o tempo é precioso”, disse o leopardo.
O leopardo foi tão persuasivo que Ojo foi até à jaula e abriu a porta. Mal o leopardo saiu da jaula, agarrou-o pelo pescoço e preparava-se para o matar, mas Ojo implorou-lhe misericórdia.
“Tem calma”, disse Ojo. “O melhor será submeter este assunto a cinco pessoas ao longo do caminho e depois respeitar o que digam”.
O leopardo concordou contrariado e juntos caminharam pelo caminho da floresta. Logo encontraram uma cabra e Ojo contou à cabra o que tinha acontecido. Descreveu que tinha visto o leopardo dentro de uma jaula, que este lhe tinha implorado que o soltasse

Pages

Language:

Download TXT: 
Download PDF: 
Download ANDROID app: 
Download AUDIO: 

File types:

Facebook Comments Box

Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported
This @dc:type-name, @dc:title, by @cc:attributionName is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported license.

Tell Us A Story !

Files must be less than 8 MB.
Allowed file types: mp3 wav wma.
Leave blank to use trimmed value of full text as the summary.
Description of story
Type your name here
Type Your Email Here
Upload a replacement picture for your story
Files must be less than 64 MB.
Allowed file types: png gif jpg jpeg.
CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Vertical Tabs